As Crianças Precisam Saber

As crianças precisam saber que não falamos toda a verdade e talvez por querer protegê-las ou motivá-las para que possam superar os desafios que surgirão, esquecemos de falar sobre a realidade e criamos um mundo imaginário no qual tudo dará certo. E dentro da nossa demasiada proteção falamos dos castelos com suas torres monumentais, mas esquecemos de dizer que elas só existem devido o suor e sofrimento de quem as construíram.

É natural criarmos um atalho em que a nossa caminhada seja de aparente tranquilidade, no entanto não alertamos que também encontrarão caminhos estreitos e com pedras gigantescas e disso as crianças precisam saber, porque quando encontrarem tais obstáculos, mesmo que fiquem assustadas reagirão com mais naturalidade. Nos contos de fadas onde a felicidade é refletida em nossos olhos e quase sempre tem um final feliz, as crianças precisam saber que em algum dia as lágrimas brilharão sob a luz das velas.

Camuflamos os caminhos da vida e mesmo sabendo que já sofremos não gostamos de falar sobre o sofrimento, mas é necessário. O mundo disperso e quanto mais tempo passa descobrimos que evoluímos pouco e quase nada sabemos sobre o destino, e quando ele entra em ação nos faz beijar o pó da terra e alerta para a nossa insignificância, não em relação ao que somos, mas ao que poderíamos ter sido, ou o que podemos ser.

Precisamos de sabedoria para contar a verdade, se a gente continuar com esse comportamento superado de ter medo da verdade, não estamos sendo justos, as nossas experiência devem ser compartilhadas e seja qual for a situação de perda ou superação, será sempre uma lição de vida. Somos quase todos carentes de sucesso, dificilmente falamos sobre deficiências, exaltamos os elogios e evitamos falar das críticas. É como se sentíssemos vergonha do nossos erros e nos apresentamos como exemplos, o que nem sempre retrata a verdade.

As crianças precisam saber que também já falhamos, essa máscara de perfeição que carregamos, coloca um peso enorme em quem está começando e aumenta a carga psicológica por querer ser tão eficiente o quanto parecemos ser. Falar sobre as derrotas e as superações, é mostrar que as dificuldades caminham juntas com as possibilidades e nada é fácil, mas é possível vencer.

Maninho.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

top