Como diminuir gastos

Image

Diminuir gastos continua sendo um grande desafio, principalmente para as pessoas de baixa renda. Talvez uma solução mais prática seja identificar que tipo de consumidor você é. Dois tipos muito conhecidos,  são o consumidor compulsivo e o oportunista.O compulsivo compra tudo mesmo que não seja necessário, causa um descontrole entre ganhos e gastos, sem pensar nos possíveis problemas.

O consumidor oportunistas, esse não pode ver uma promoção, pensa logo,é agora ou nunca, e comenta ou a gente faz dívida ou não tem nada. Temos que entender que as promoções sempre vão aparecer, principalmente no segmento eletro eletrônico, em que a tecnologia está em constamte mudança. Esse tipo de consumidor deve aprender que o produto mais valioso é o dinheiro, e mesmo assim sofre desvalorização, é aconselhável ter calma e comprar se for algo prioritário.

Não compre sem pesquisar, pesquise pela referência, veja preço, prazo,entrega, serviço autorizado, custo benefício, pesquise mesmo, a internete hoje é a melhor ferramenta de informação, se não tiver acesso,peça a alguém, ainda existem muitas pessoas que sentem prazer em ajudar.

A economia começa dentro de casa, é importante substituir velhos costumes por novos hábitos, e esses trabalhados para que sinalizem de forma positiva essa mudança, não podemos desistir nos primeiros obstáculos, ser perseverante é uma grande virtude.

Consumo, evite disperdício de água, esse líquido precioso está diminuindo a cada dia, verifique as torneiras, cada pingo de água que cai, representa muitos litros disperdiçados. A  energia é outra que precisa ser vigiada, ambientes com lâmpadas ligadas sem utilidades, lembre-se,luz que se apaga, é luz que não se paga. Telefone é um meio de comunicação rápida, se vai ligar para pegar alguma anotação, tenha papel e caneta em mãos, para ganhar tempo, quem ganha tempo, ganha dinheiro.

Alimento, esse ítem é campeão em disperdício, na hora das refeições, sugira as pessoas se servirem, assim evitam excesso de sobras, e essas sobras seriam um belo cardápio para quem tem falta de sobras e sobras de falta, lógico, você nem é culpado e nem pode ser responsabilizado por isso, mas pode sim, indiretamente contribuir para um mundo com uma melhor qualidade de vida.  Vivemos em uma globalização,mesmo que a nossa atitude pareça isolada, ela vai refletir em alguma coisa em algum lugar.

Diminuir gastos, uma família conscientizada faz a grande diferença, e quando todos participam ativamente, os resultados são os melhores,  não basta ser só a dona de casa com a sua luta incessante,todos juntos, sim, e aí vai acontecer as melhorias, e todos sentirão os efeitos dos benefícios, diminuir gastos, é possível, o segredo é elaborar um plano e colocar em ação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

top